Concessionária da MS-306 é a 1ª no país a receber certificação internacional em Gestão de Segurança Viária

Categoria: Sem categoria | Publicado: quarta-feira, abril 20, 2022 as 09:38 | Voltar

A Way-306, Concessionária da Rodovia MS-306, é a primeira Concessionária de Rodovias do Brasil certificada com acreditação internacional da norma ISO 39001 – Sistema de Gestão da Segurança Viária. O Sistema de Gestão, que integra ainda as áreas de Qualidade e Meio Ambiente, também conquistou as certificações ISO 9001 – Sistema de Gestão de Qualidade, e ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental.

Isso significa que os processos da empresa referentes à segurança viária, meio ambiente e atividades administrativas e serviços de arrecadação e atendimento aos usuários da MS-306 estão adequados aos padrões das normas ISO International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização). Estas diretrizes, criadas com o objetivo normatizar condutas e processos em organizações e entidades públicas nos mais diferentes segmentos no mercado em todo o Mundo, eleva o patamar das empresas ao nível internacional.

A ISO 39001 tem como escopo especificar os requisitos para um sistema de gestão que permita uma organização que interage com o sistema viário, como é o caso da Way-306, reduzir morte e ferimentos graves em acidentes de trânsito. Essa Norma surgiu da necessidade de reduzir o número de mortes e acidentes graves no sistema viário no Mundo todo.

Para receber a certificação, foram auditados itens como orientação aos colaboradores para que trafeguem dentro do limite de velocidade das vias, além de direção segura, protegendo assim a segurança dos próprios funcionários e dos usuários da MS-306.

“A Certificação da ISO 39001 foi uma decisão estratégica da empresa para promover a segurança viária, tanto na atividade do nosso trabalho diário, que é a rodovia, como no deslocamento dos nossos profissionais. O Sistema de Gestão de Segurança Viária é uma ferramenta importantíssima com o objetivo de reduzir e, se possível, eliminar a incidência e o risco de lesões graves, e até a morte, em acidentes de trânsito provocados durante o trabalho”, declara o presidente da Way-306, Paulo Nunes Lopes.

A Way-306 também está certificada pela Norma ISO 9001, que especifica requisitos de um Sistema de Gestão de Qualidade com o objetivo de garantir a otimização de processos e maior agilidade no desenvolvimento do trabalho, garantindo que a Concessionária mantenha o bom desempenho e a qualidade dos serviços prestados.

Já a certificação da ISO 14001 especifica requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental, com o objetivo de gerenciar suas responsabilidades ambientais de forma sistemática, contribuindo para a sustentabilidade. Essa Norma auxilia a empresa a alcançar os resultados pretendidos de seu Sistema de Gestão Ambiental, com o objetivo de obter resultados como aumento do desempenho ambiental e atendimento aos requisitos legais.

Para a implantação do Sistema de Gestão Integrado na Way-306, houve envolvimento direto dos colaboradores e gestores para garantir a qualidade dos serviços em todo o escopo de atuação. “Queremos agradecer a participação e apoio de todos os colaboradores em mais esta conquista juntos”, declara Lopes.

“Essas certificações só reafirmam o nosso compromisso de fazer da Way-306 uma Concessionária de Rodovias referência em qualidade dos serviços prestados e segurança aos colaboradores e usuários da MS-306. Também é um comprometimento nosso de prosseguir com nosso trabalho pautado em melhorias contínuas, cada um realizando sua função com eficiência e nos levando a alcançar resultados concretos”, declara o diretor administrativo e financeiro da Concessionária, Giovanni Mott.

ISO 39001 – Sistema de Gestão da Segurança Viária

ISO 9001 – Sistema de Gestão de Qualidade

ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental

Sobre a Way 306 - A Way-306 – Concessionária da Rodovia MS 306 S.A. assinou o contrato de concessão da rodovia MS-306 com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em 19 de março de 2020 e, a partir de 22 de abril, assumiu por 30 anos a responsabilidade pela administração, recuperação, conservação, manutenção, implantação de melhorias e ampliação da rodovia. A concessão estadual compreende toda a extensão da MS-306, desde o km zero, Divisa de MS/MT, até o km 218,1 no entroncamento com a BR-158, em Cassilândia (MS), e incorpora 1,4 quilômetro da BR-359, do km zero à Divisa MS/GO; totalizando 219,5 quilômetros. A rodovia MS-306 se desenvolve ao longo da divisa do Estado do Mato Grosso do Sul com o Estado de Goiás, atravessando três municípios: Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia, todos localizados na porção nordeste do Estado de Mato Grosso do Sul.

Sobre o Grupo Way: O Grupo é composto por empresas com experiência sólida no setor de construção e concessões, principalmente em rodovias (Engenharia e Comércio Bandeirantes Ltda; Senpar Ltda.; TCL Tecnologia e Construções Ltda. e TORC – Terraplanagem, Obras Rodoviárias e Construções) uma gestora global de investimentos em logística, real estate e infraestrutura GLP, e uma consultora de gestão empresarial (NL4 – Nunes Lopes Consultoria e planejamento).

Sérgio Luccas, assessoria de Comunicação Way-306

sluccas@way306.com.br