Com objetivo de promover a melhoria na gestão do Estado e aprimorar a qualidade do serviço público, servidores do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) concluem capacitação avançada em PPPs e Concessões. Promovido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o curso de modelagem econômico-financeira em PPPs e Concessões teve início em abril de 2023 e foi concluído no último sábado (20/1).
Os módulos abordaram temas específicos na área de PPPs e concessões: contexto, cenário e papel da modelagem econômica; Ferramental para modelagem econômico-financeira de projetos, noções em matemática financeira, contabilidade, tributação, finanças, estatística e econometria, fluxo de caixa livre (FCL); Impactos fiscais, mecanismos de seleção, mecanismos de incentivo e noções básicas de equilíbrio contratual; Estudos de casos em transporte, iluminação pública, parques e saneamento.
Além das aulas regulares com exposições teóricas, foram contemplados na carga horária: monitorias, estudos de caso, oficinas práticas, simulados e o Exame de Habilitação.
Rédel Furtado Neres, diretor econômico-financeiro do EPE, explica a obtenção da habilitação do curso. “No final nós fizemos também o exame de habilitação, se você não fizer você recebe apenas o certificado de conclusão, como outros cursos de extensão, que você comprova os requisitos mínimos de participação e frequência. No nosso caso fizemos também o exame e temos agora a habilitação específica na área, pois superarmos a nota mínima exigida”.
Servidores da diretoria econômico-financeira do EPE também comentaram a experiência em participar do curso. “Eu não tinha tido contato com as matérias bem específicas do curso, para mim valeu a pena. Todo o curso foi muito novo, desde matemática financeira, finanças e contabilidade. Cada dia nos aprofundamos em um setor específico, saneamento, parques, rodovia, iluminação pública. E também foi abordado o equilíbrio contratual. Vou conseguir aplicar todo o conteúdo aprendido com o que já faço aqui”, esclarece o engenheiro civil Erick Nascimento.
O coordenador de Análises Contábeis e Orçamentárias, Amilton Oliveira, também participou do curso e está habilitado em modelagem econômico-financeira. “Nós somos a quarta turma desse curso. Foi um grande avanço em conhecimento, teve a parte prática que foi muito boa. Foi enriquecedor, às vezes tinha dúvidas para analisar planilhas. Foi esclarecedor, as aulas de balanço já pude ver com novo olhar. Agora posso entender melhor nossos projetos, além de utilizar os materiais de referência para nosso dia-a-dia aqui no escritório”.
“Tivemos encontros presenciais de uma semana em São Paulo. Foi uma grande oportunidade de aprofundar os conhecimentos, após as 60 aulas virtuais. Foi um curso bem completo, com professores na grande maioria doutores com extensa bagagem. Tivemos aulas com especialistas tanto na área pública como atuação na área privada e referências no país”, finalizou Rédel.
Reportagem: Laine Breda
Fotografia: Edemir Rodrigues