Convite à reflexão sobre o papel das mulheres na sociedade. E também ao futuro que almejam em suas vidas, tanto na dedicação ao trabalho – no nosso caso, no setor público – como nas conquistas da vida privada. O 8 de março representa uma meta de sociedade que deve ser buscada no dia a dia, na cordialidade, no respeito e na liberdade de ser.
Ao longo de oito anos de atuação na estruturação de projetos de infraestrutura (EPE), o Escritório de Parcerias Estratégicas concretiza o sucesso da gestão de resultados, pilar essencial para a atual agenda programática. Credenciais que contaram para que Eliane Detoni, titular do EPE, fosse convidada pelo governador Eduardo Riedel a participar ativamente do Governo do Estado.
Eliane Detoni ocupa cadeira de destaque no Executivo Estadual. É uma das quatro mulheres que compõem o primeiro escalão, ao lado de Ana Carolina Ali Garcia (PGE), Ana Carolina Araujo Nardes (SAD) e Patrícia Cozzolino de Oliveira (SEAD).
Estudo publicado em 2021 pelo IBGE aponta – em números – as desigualdades expressivas entre homens e mulheres. Menor taxa de participação no trabalho, maior dificuldade de inserção das mulheres no mercado.
Segundo as estatísticas, as mulheres brasileiras são mais instruídas que os homens e com mais acesso ao ensino superior. Ainda assim são minoria em áreas ligadas às ciências exatas, como engenharia e correlatas, computação, tecnologia da informação e na docência das universidades.
Além disso, o IBGE aponta ainda que, mesmo sendo mais da metade da população brasileira, as mulheres continuam sendo minoria na ocupação de cargos públicos e gerenciais no país.
Na contramão das estatísticas, Eliane Detoni é conselheira do Infra Women Brazil (IWB), grupo composto exclusivamente por mulheres e que se destina ao debate e à promoção do protagonismo feminino na infraestrutura, área predominantemente ocupada por homens.
Figurando entre as mais renomadas mulheres da infraestrutura do país, a secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas foi indicada ao Prêmio P3C de 2023, um dos prêmios mais importantes do mercado na Bolsa Brasil Balcão, que reconhece profissionais, empresas e órgãos públicos que se destacaram em sua atuação em projetos de infraestrutura econômica, social e ativos ambientais em 2022.
Na área pública desde 1992, a secretária exerceu cargos administrativos na prefeitura de Campo Grande, participando de importantes programas e projetos relacionados às políticas públicas e ao desenvolvimento urbano. Atuou como consultora em vários municípios, em projetos financiados por organismos multilaterais de crédito.
“Há significativa desigualdade na participação de mulheres em posições de liderança em praticamente todas as áreas do conhecimento. No segmento que eu atuo, infraestrutura, essa discrepância ainda é mais gritante e pouco evoluiu de acordo com estudos recentes. Aumentou significativamente o número de mulheres com formação nas áreas de engenharia, porém poucas em posições de alta liderança. Enxergo iniciativas públicas sendo desenvolvidas no Estado que buscam inserir e qualificar, cada vez mais, as mulheres no mercado de trabalho. Mas ainda temos um longo caminho a percorrer: barreiras culturais; sociais e econômicas. É um processo”, avalia a titular do EPE, Eliane Detoni.
Na atual gestão do governador Eduardo Riedel, atua ao lado de importantes secretárias do Governo de Mato Grosso do Sul, que possui em sua estrutura outras grandes mulheres que estão em cargos de liderança e levarão, juntas, políticas públicas com mais oportunidades, igualdade de gênero, compromisso social e mais humanidade a todos os sul-mato-grossenses.
Reportagem: Laine Breda
Fotografias: Chico Ribeiro e Edemir Rodrigues