Programa Rodar MS

 

 

 

 

 

Programa de manutenção proativa, adequação a resiliência climática e segurança viária de rodovias do Estado de Mato Grosso do Sul – Rodar MS

 

Informações do Projeto

Objeto: O Programa tem por objetivo garantir o acesso e tráfego sustentável, seguro e resiliente aos eventos climáticos extremos nas rodovias estaduais, promover o desenvolvimento socioeconômico, o fortalecimento institucional e melhorar o acesso aos ambientes de aprendizagem e desenvolvimento humano no Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto investirá na implantação de uma metodologia para gestão da infraestrutura rodoviária do Estado de Mato Grosso do Sul, com a incorporação de modelo de contratação de serviços para a gestão da infraestrutura rodoviária, usando contratos baseados em desempenho (PBCs) com modelo do CREMA de longo prazo.

Extensão: 830 km, sendo 620 km (CREMA-DBM) e 210 km (CREMA-PPP)

  • DBM (design, built, maintain): até 10 anos de duração com contratação integrada de projeto, obra e manutenção e pagamento pelo Estado com base no cumprimento de indicadores de desempenho previamente estabelecidos ou;
  • PPP (parceria público-privada): na mesma dinâmica de operação, porém com duração de até 30 anos.

 

Diagnóstico da Infraestrutura Rodoviária:

  • Necessidade de elevar os investimentos em infraestrutura rodoviária;
  • Competitividade e segurança viária comprometidas pelas condições de trafegabilidade;
  • Dificuldade no acesso às comunidades rurais;
  • Dificuldade no escoamento da produção agroindustrial;
  • Elevados custos operacionais do transporte de carga (tempo de deslocamento, consumo de combustíveis; manutenção de veículos, perda de carga e custos de frete);
  • 616 acidentes em 2023 apenas em rodovias estaduais (15% de acidentes fatais);
  • Acesso físico precário às escolas;
  • Estrutura deficitária para a fiscalização e monitoramento;
  • Necessidade de aumentar a eficiência na gestão técnica, administrativa e operacional da infraestrutura rodoviária que foram executadas no modelo tradicional, com altos custos de transação;
  • Altos índices de emissão de gases de efeito estufa decorrentes de uma má gestão da malha rodoviária.

 

Critérios de Seleção:

  • Regiões com menores índices de IDH
  • Regiões com maior concentração de rodovias estaduais
  • Principais rotas de escoamento da produção agroindustrial
  • Zona de influência da Rota Bioceânica
  • Vias de acesso aos polos industriais
  • Regiões de turismo
  • Principais pontos de atendimento às travessias urbanas

 

Benefícios esperados:

  • Otimização da gestão da malha rodoviária;
  • Contratação de obras e serviços com base em desempenho;
  • Integração de questões ambientais, sociais e de segurança viária na gestão da malha e contratos;
  • Aumento na qualidade de serviços públicos para a sociedade;
  • Redução de custos e aumento da escala dos serviços;
  • Aumento da eficiência técnica e qualidade de serviços;
  • Aumento da eficiência operacional da gestão pública;
  • Aumento da atratividade dos contratos para o mercado;
  • Aumento de investimentos em infraestrutura rodoviária e;
  • Fortalecimento institucional para a gestão da infraestrutura viária, gestão ambiental e apoio aos órgãos envolvidos no Projeto.

 

Investimentos: US$ 250 milhões de dólares, sendo US$ 200 milhões financiados pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e US$ 50 milhões de contrapartida.

Autorizado pela Resolução COFIEX nº 10, de 14 de março de 2024, e pela Lei Estadual nº 6.341, de 6 de novembro de 2024

 

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