Um importante salto na estruturação logística de Mato Grosso do Sul foi dado nesta quinta-feira (23) com a assinatura do contrato de concessão da rodovia estadual MS-112 e trechos das rodovias federais BR-158 e BR-436. O Consórcio Way Brasil assumiu a gestão de 412,4 quilômetros das três rodovias por 30 anos, período em que irá aplicar investimentos de cerca de R$ 3,5 bilhões.
“São rodovias que irão contar com terceira faixa, acostamento, apoio e suporte ao usuário com ambulâncias, guinchos e conectividade, que é uma inovação nesses contratos. É fundamental que tenhamos essa malha rodoviária para dar condições para toda essa região, que tem crescido muito com grandes investimentos industriais”, ressaltou o governador Eduardo Riedel.
“É um momento ímpar para o Estado. Estamos atendendo o Bolsão, que é uma região que tem hoje 11% da produção nacional de celulose. Com a concessão das rodovias, vamos gerar emprego, dar mais segurança às pessoas durante o ir e vir e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida. A assinatura deste contrato mostra que a iniciativa privada acredita em Mato Grosso do Sul, um Estado que tem uma matriz econômica forte e um governo sério, que garante entregas”, destacou o secretário Hélio Peluffo, da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística).
A concessão deste sistema rodoviário acompanha o crescimento agroindustrial do Bolsão. A rodovia estadual corta de norte a sul a região que concentra o maior movimento de Mato Grosso do Sul – tanto de cargas quanto de passageiros.
O projeto foi estruturado pelo Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) e passou por longo processo de estudos logísticos, jurídicos e de infraestrutura, formulação e debates, inclusive com a participação popular, por meio de audiência pública com a população.
Investimentos
Ao longo de 30 anos, o Consórcio Way Brasil investirá em torno de R$ 3,5 bilhões nas rodovias que atendem seis municípios: Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Inocência, Selvíria e Três Lagoas. Diretamente, 230 mil habitantes serão impactados pela concessão, além dos trabalhadores e usuários dos setores de transporte, turismo, produção agrícola e industrial
O Consórcio Way Brasil já tem a concessão da MS-306, também na região do Bolsão. No ato de assinatura que compreende as novas rodovias, o diretor-presidente da concessionária, Paulo Lopes, disse que o grupo confia nas políticas de Mato Grosso do Sul e que os investimentos irão resultar em melhores condições para os usuários das estradas.
“Vamos instalar seis bases operacionais ao longo das três rodovias, com guinchos, ambulâncias e pontos de serviços de atendimento aos usuários. Vamos construir uma nova base da Polícia Militar Rodoviária em Três Lagoas e outra nova base para a Polícia Rodoviária Federal em Paranaíba. Teremos seis praças de pedágio: uma entre Cassilândia e Paranaíba; outra entre Paranaíba e Aparecida do Taboado; uma perto da ponte com a divisa de São Paulo; mais uma entre Selvíria e Aparecida do Taboado; uma entre Três Lagoas e Inocência; e a última entre Inocência e Cassilândia”, adiantou Lopes.
MS-112
A Rodovia MS-112, com 200,9 km de extensão, se estende quase em paralelo com a BR-158, ligando Três Lagoas à Cassilândia, passando pelo município de Inocência e atendendo a uma região importante de agronegócio no Estado. Além de relevante rota de escoamento da produção agropecuária e de celulose, a rodovia é polo de integração comercial e de produção entre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Minas Gerais.
BR-158
A BR-158, que dá continuidade à MS-306 – rodovia já concessionada – é importante rota de escoamento da região Centro-Oeste, ligando o Norte ao Sudeste do País chegando ao Porto de Santos. Essa rodovia ainda proporciona a interligação com o modal hidroviário, através da Hidrovia do Rio Tietê-Paraná, e comunica com terminais ferroviários da Ferronorte. Serão concessionados 193,8 km da rodovia BR-158, garantindo e dando continuidade à qualidade e manutenção do pavimento, além de ampliação da capacidade de tráfego e segurança viária da rota.
BR-436
Com extensão de 18,1 km, a BR-436 tem início e fim dentro do território sul-mato-grossense, atua como porta de acesso ao Estado de São Paulo, liga os municípios de Aparecida do Taboado (MS) e Rubinéia (SP) e tem papel importante na rota de escoamento da produção.
O ato de assinatura da concessão das rodovias ainda contou com a participação dos presidentes do TJMS e Alems, desembargador Sérgio Martins e deputado estadual Gerson Claro; do diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja Rondon; da secretária da EPE, Eliane Detoni; e do ex-governador Reinaldo Azambuja, além de diversos secretários estaduais e prefeitos do Bolsão.
Bruno Chaves, Comunicação Seilog/Agesul
Laine Breda, Comunicação EPE
Fotografias: Edemir Rodrigues