Nove aeroportos possuem potencial de investimento em Mato Grosso do Sul
Resultados dos estudos realizados pela empresa Infra S.A e o Escritório de Parcerias Estratégicas identificaram nove aeródromos regionais com potencial para investimentos no Estado. O resultado dos estudos foi apresentado nesta quinta-feira (2), na bolsa de valores (B3), em São Paulo.
Com potencial para atrair mais de R$ 150 milhões em investimentos privados, nove aeroportos de Mato Grosso do Sul foram identificados pela Infra S.A. e EPE como economicamente viáveis para concessão e estratégicos para impulsionar o turismo, o agronegócio e a indústria sul mato-grossense.
Os estudos de pré-viabilidade analisaram 20 aeroportos regionais, sendo 15 já existentes e cinco propostas de novas implantações. Nove aeroportos existentes mostraram viabilidade econômica e potencial imediato de investimento abrindo uma janela de oportunidade a novos investidores. O projeto pode atrair mais de R$ 150 milhões e beneficiar 2 milhões de habitantes em áreas estratégicas do agronegócio e turismo.
A expansão desses terminais possibilitará o aumento da malha aérea do Estado, com movimentação de passageiros e cargas ao conectar localidades turísticas e polos de agronegócio à rede nacional. A Infra S.A. seguirá acompanhando o Governo de MS na fase de estruturação, desenvolvendo o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e fornecendo subsídios técnicos até o leilão dos aeroportos.
“Ver empresas engajadas nas reuniões bilaterais é a prova de que estamos no caminho certo. Agora, o foco é avançar rapidamente para a estruturação, transformando este diagnóstico em projetos maduros, capazes de garantir competitividade e desenvolvimento regional”, afirmou Cristiano Della Giustina, diretor de Planejamento da Infra S.A.
O estudo realizado contemplou visitas técnicas, reuniões com autoridades locais e modelagens econômico-financeiras que consideraram investimentos, custos operacionais, receitas acessórias e demanda potencial. A expectativa é que esses aeroportos prioritários acelerem o crescimento da aviação regional e promovam maior integração econômica e logística no Centro-Oeste.
Participaram da apresentação do projeto a secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, os diretores do EPE, Juliana Pegolo, Rédel Furtado Néres, Carlo Fabrizio, e os técnicos da Infra S.A, Fernando de Castilho, Raul Sandoval, Cícero Rodrigues e Flávia Martins.