Bate-papo com as profissionais mais renomadas do setor de infraestrutura, foi realizado nesta sexta-feira (10/3), no formato de videoconferência e promovido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Brasil Bolsa Balcão (B3) e o Infra Women Brazil.
Mediaram o debate a gerente de processos licitatórios da B3, Mônica Lanna Salles; a presidente do Infra Women Brasil, Márcia Ferrari; e a gerente de projetos da ABCR, Luana Godinho.
Marco Aurélio Barcelos, presidente da ABCR, cumprimentou as convidadas e ressaltou a importância de um evento como esse trazer luz a invisibilidade e desigualdade das mulheres no setor de infraestrutura. Evento propício por ser na semana do dia internacional da mulher. “A reflexão que fica é que ainda no século XXI algumas mulheres ainda não podem votar, não podem dirigir ou trabalhar. O dia das mulheres é uma data para que lembremos de todas essas distorções, submissões e opressões extremas e ainda incutida de forma renitente na nossa cultura.
O painel contou com o comparecimento das convidadas Natália Resende, Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Karina Fera, diretora jurídica da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, e a secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas de Mato Grosso do Sul, Eliane Detoni.
A secretária especial ressaltou a necessidade de estimular o equilíbrio de gênero quando se ocupa posições de destaque e liderança. “Criar oportunidades, criar um ambiente favorável para que outras mulheres se sintam estimuladas e inspiradas a crescerem. No escritório de parcerias não é mera retórica. Aqui nós temos mais de 60% da equipe composta por mulheres, 50% das nossas diretorias são ocupadas por mulheres, a diretoria técnica e a de contratos. 50% das nossas coordenações são ocupadas por mulheres, inclusive a coordenação de engenharia, e isso não é porque seja politicamente correto ou uma boa prática, é porque de fato esse equilíbrio de gênero resulta em melhor desempenho. A gente percebeu e as pesquisas nos mostram que traz sim melhores desempenhos uma equipe equilibrada”.
Confira na íntegra os desafios, as reflexões e trajetórias das personalidades que participaram do evento: