Formado por executivos estaduais que atuam com concessões e parcerias, a Rede Intergovernamental para Desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas (Rede PPP) elegeu o Conselho de Administração em assembleia virtual na última sexta-feira (21). Eliane Detoni, secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas do Governo de Estado, foi eleita vice-presidente da entidade, representando Mato Grosso do Sul. O exercício do mandato é de dois anos.
A Rede PPP é uma entidade que reúne entes públicos dos governos estaduais e municipais e da União para compartilhar informações e práticas de desenvolvimento do setor. Esse modelo de gestão mista surgiu no Reino Unido para acelerar e melhorar investimentos públicos.
São objetivos da rede promoção de políticas, fixação de diretrizes, procedimentos e normas relacionadas as parcerias com a iniciativa privada, além de agrupar gestores de todo o país para debater as boas práticas do setor como forma de melhorar a prestação dos serviços públicos para benefícios da população.
O conselho é formado por representantes de cinco Estados. A presidência ficou com o secretário adjunto de Parcerias e Concessões do Rio Grande do Sul, Gabriel Ribeiro Fajardo; A vice-presidência com a secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, representando o Mato Grosso do Sul. A diretoria do conselho é composta ainda pelos estados de São Paulo e Tocantins; e os municípios sendo representados por Salvador, e o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) representando a União com as Secretarias de Parcerias das Unidades da Federação.
Secretária especial, Eliane Detoni, pontuou a importância da rede de PPP no cenário de parcerias público-privadas. “A rede PPP tem a maior representatividade possível do setor. Temos um representante de cada região do país e junto ao PPI, que representa a União, a gente tem uma diversidade de ideias já concretizadas e as particularidades de cada projeto contribui para que novas experiências tenham maior êxito”.
Também foram aprovados, na assembleia, o estatuto da entidade e os integrantes do conselho fiscal.