Governo apresenta Plano MS Carbono Neutro a representantes da União Europeia na COP26

Categoria: Sem categoria | Publicado: quarta-feira, novembro 10, 2021 as 11:25 | Voltar

O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que representa Mato Grosso do Sul na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), apresentou na terça-feira (9) o Plano Estadual MS Carbono Neutro no estande da Comissão Euroclima+, da União Europeia, em Glasgow, na Escócia.

As ações para a neutralização de carbono no âmbito do território sul-mato-grossense foram apresentadas pelo secretário Jaime Verruck ao diretor geral de Associações Internacionais, Carles Puigmarti, da Comissão Euroclima+. A participação no evento fez parte da agenda do Grupo Governadores pelo Clima (GPC) e Consórcio Brasil Verde, do qual Mato Grosso do Sul é integrante.

“Fizemos uma explanação aos representantes da União Européia sobre as ações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul já indicadas no Plano Estadual MS Carbono Neutro para que, em 2030, o nosso Estado seja certificado como um território que neutraliza as suas emissões de carbono, metano e outros gases de efeito estufa”, comentou o secretário.

“Participamos juntamente com outros governadores que integram o GPC e que também apresentaram seu portfólio de projetos regionais. Percebemos que temos uma meta ousada, mas que não foi iniciada agora. Desde 2016 inserimos condicionantes de sustentabilidade em nossos benefícios, incentivos e programas. Agora, com o decreto do MS Carbono Neutro, publicado antes da vinda para a COP26, temos novos mecanismos de mensuração das emissões e das ações de mitigação”, finalizou Jaime Verruck.

O Consórcio Brasil Verde é composto por 25 integrantes do Governadores pelo Clima e a ida do bloco à COP26 teve por objetivo o estabelecimento de relações internacionais para avançar na criação de um fundo único de investimentos que visa a captação de recursos de financiamento climático para a redução de emissões e incentivo à geração de energias renováveis.

Marcelo Armôa, Semagro

Fotos: Divulgação

Publicado por: Carolina Peixoto dos Santos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.