A equipe técnica do EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) visitou nesta semana o Bioparque Pantanal, o maior circuito de água doce do mundo, inaugurado no mês passado em Campo Grande. Desde a sua abertura, o local tem sido visitado por alunos da rede pública de ensino e por equipes de diversas instituições. Em maio o local será aberto ao público.
O principal atrativo do Bioparque Pantanal é o circuito que forma o maior aquário de água doce do mundo, onde o visitante tem contato com as principais espécies de peixes do Pantanal e dos 5 continentes. São 19 mil m² de área construída onde estão 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, que abrigam 220 espécies neotropicais, sendo 151 espécies pantaneiras; 55 da Amazônia; 14 africanas e outras da Oceania, Ásia e América Central. O aquário ainda comporta um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, o que totaliza mais de 6 milhões de m³ de água.
Os diversos tanques retratam, individualmente, ambientes harmonizando a fauna e a flora. Além do turismo, o Bioparque Pantanal oferece o conceito que une educação, pesquisa e conservação, promovendo projetos de pesquisa e conservação de espécies.
O Bioparque oferece também um ambiente aberto que representa o Pantanal na sua forma “bruta”, possibilitando contato com animais típicos do bioma, como o jacaré vivendo ao ar livre. Uma passarela na área externa conduz ao mirante de contemplação de aves e outros animais em seu habitat natural, o Parque das Nações Indígenas.
Luciana Brazil
Fotos: Divulgação