Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) foi convidado a participar do Workshop Integridade em Foco, promovido pelo Ministério dos Transportes em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), realizado nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21), no auditório do Ministério dos Transportes, em Brasília/DF.
O curso tem como objetivo promover o diálogo e a troca de experiências entre os setores público e privado no que diz respeito à integridade e transparência. Foram abordados temas relevantes como governança, normas legais e regulamentares, prevenção à corrupção e boas práticas de gestão. Workshop Integridade em Foco: Unindo Setores “Público e Privado” contou com a participação de representantes dos setores, gestores públicos, empresários, além de especialistas em integridade e juristas da atualidade.
Questões relevantes sobre concessões e parcerias público-privadas tiveram foco nos painéis que abordaram os temas sobre Pacto Brasil pela integridade empresarial, Programa Pró-Ética: panorama atual e perspectivas, Governança corporativa: integridade e compliance, Transparência e responsabilidade social corporativa, Perspectiva do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial na visão das entidades vinculadas ao Ministério dos Transportes, Integridade: desafios e práticas na interação entre público e privado, Integridade empresarial na nova lei de licitações foram os assuntos debatidos nos dois dias de integração entre gestores das áreas pública e privada do país.
Representando o EPE, Carlo Fabrizio Braga, procurador do Estado e coordenador da unidade da PGE participou do evento e absorveu a atuação da União e de outros entes federativos sobre os desafios contemporâneos em governança com contratos com a iniciativa privada.
“O evento tratou de um tema atual e bastante relevante na relação público-privada, e que diz respeito a necessidade de que tanto o setor público como o privado desenvolvam programas de integridade para a governança de suas relações, com a previsão de mecanismos para evitar condutas ilícitas e antiéticas, bem como que induzam práticas antidiscriminatórias e de inclusão”, afirmou Carlo Fabrizio.
O evento contou com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, do ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, do Ministro dos Transportes, Renan Filho, da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, além de outras autoridades.
Fotografias: divulgação EPE
Foto da capa: Marcio Ferreira/MT