Apresentando um overview dos projetos de parceria de Mato Grosso do Sul, a secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, participou nessa sexta-feira (06.08) do “4º Diálogo PPI com Secretarias de Parcerias das Unidades da Federação”, realizado pelo PPI (Programa de Parcerias de Investimento), do Governo Federal. A concessão da MS-306 e os projetos de concessão da MS-112, BR-436 e BR-158 foram os destaques na apresentação. O encontro virtual reuniu, para troca de experiências, secretários, gestores e servidores de 19 estados que trabalham com agendas de parceria.
“O Estado vê as parcerias como um meio de incorporar a expertise da iniciativa privada no desenvolvimento da infraestrutura e na melhoria da qualidade e da abrangência dos serviços públicos. Diante disso, compartilhar os processos de cada contrato de parceria reforça o objetivo principal do Programa de Parceria de Investimentos, além de integrar e fortalecer as ações desenvolvidas pelos estados”, afirmou a secretária Eliane.
A secretária ressaltou a importância de unir a iniciativa privada no desafio social e econômico do Estado em desenvolver projetos importantes para setores estratégicos, como saneamento, transportes e as telecomunicações. “Essa visão é motivada pela premente necessidade de aumentar a qualidade e eficiência operacional na prestação de serviços públicos, “valendo-se da expertise e da maior capacidade de investimento da iniciativa privada”, ressaltou.
A rodovia MS-306 e o projeto de concessão da MS-112, BR-436 e BR-158 foram os destaques da participação de Mato Grosso do Sul no “4º Diálogo”.
Conforme descreveu a assessoria de imprensa do PPI, a concessão da MS-306 foi destaque de grande visibilidade no mercado nacional, compreendendo “a quantidade de players que se interessaram” pela concessão ou ainda “por se tratar de um projeto de ‘project finance’ puro, onde as próprias receitas são garantias para o financiamento, sem demandar de garantias corporativas”.
“O objetivo dos Diálogos com os entes federativos é promover a aproximação dos governos subnacionais com o PPI e com os nossos parceiros na estruturação desses projetos, BNDES e Caixa, dialogando sobre experiências, desafios e avanços”, explicou a Secretária Especial do PPI, Martha Seillier.