Servidores do Escritório de Parcerias Estratégicas – EPE do Governo de Mato Grosso do Sul participaram do Treinamento e Capacitação Técnica em Gestão Financeira promovido pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD, que ocorreu entre os dias 8 a 10 de maio, em Fortaleza (CE).
Com objetivo de apresentar a visão geral de gerenciamento financeiro, desembolsos e atividades práticas, o treinamento foi estruturado para apoiar a implantação do programa de manutenção proativa, adequação a resiliência climática e segurança viária das rodovias de Mato Grosso do Sul, a ser financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD.
Estavam presentes no treinamento os economistas Tiago Queiroz de Oliveira, coordenador de captação de recursos e Rosirene Reggiori Pereira Caldas, coordenadora de assuntos regulatórios, que compartilharam suas experiências com técnicos de outros estados da federação, como São Paulo, Piauí, Ceará, Santa Catarina, Espírito Santo e Pará.
“A troca de experiências que a gente teve com pessoas de outros estados foi muito boa. Alguns eram iniciantes, como nós, em projetos como este, mas outros tinham bastante experiência com projetos em andamento”, afirmou Reggiori.
A capacitação foi o início dos treinamentos propostos pelo Banco Mundial, que buscou desenvolver uma visão geral de gerenciamento financeiro, desembolsos e atividades na prática em projetos aprovados previamente pela instituição financeira.
“Munidos dessas informações poderemos dentro do EPE aprimorar esses conhecimentos. Mesmo com nosso projeto no início das preparações e negociações com o banco, já temos condições de inserir os parceiros necessários e fazer essa condução para que a gente consiga os melhores resultados, buscando a execução do contrato no tempo necessário e com o cumprimento dos requisitos financeiros junto ao Banco Mundial”, esclareceu Tiago Oliveira.
“Os professores do Banco Mundial são muito capacitados, bem dinâmicos e esclarecedores. Cobram e pontuam informações necessárias para acompanhar o alto nível do curso. As informações necessárias dos relatórios de gerenciamento, cumprimento de normas, prazos, muitas dicas dessa necessidade de cumprir os requisitos”, concluiu Rosirene Reggiori.
O próximo passo deste projeto será a realização de missões técnicas, com a vinda de especialistas do setor de transportes, ambiental, social e financeiro ao Estado.
Projeto aprovado
O Programa de manutenção proativa, adequação a resiliência climática e segurança viária de rodovias do Estado de Mato Grosso do Sul foi aprovado na 172ª Reunião da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), no dia 14 de março.
Dos 46 projetos enviados ao Ministério do Planejamento, apenas 12 foram aprovados, entre eles o de Mato Grosso do Sul, além dos estados do Ceará, Santa Catarina, Bahia, Amazonas, Pernambuco e São Paulo.
Reportagem: Laine Breda
Fotos: Divulgação